Pages

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Infraero aponta que 86 voos estão atrasados no país


Dos 2.560 voos domésticos programados para esta quinta-feira (23) nos principais aeroportos do país, 1.024 sofreram atrasos de mais de meia hora (40% do total) e 175 foram cancelados (4,2%), segundo o último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Às 23h, 86 voos estavam atrasados.
Entre os 218 voos internacionais, 85 atrasaram (39%) e sete foram cancelados (3,2%).
Segundo informações de funcionários do Aeroporto de Congonhas, a movimentação no aerporto está tranquila e não há tumulto por causa de voos atrasados.
Em Cumbica, de acordo com informações da supervisão do aeroporto, o movimento de passageiros está normal.
A paralisação dos aeronautas e aeroviários estava prevista para começar nesta quinta e foi suspensa até, pelo menos, o próximo mês. A decisão foi tomada em assembleia realizada às 5h, na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo.
A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, disse que "está aliviada" com a decisão. “Levantei às 5h30 com grande expectativa. Mas no fim aconteceu o que esperávamos: apenas pontos localizados [de paralisação].”
De acordo com os sindicalistas, os trabalhadores estão "atendendo a um pedido da sociedade".  "Os passageiros não serão prejudicados durante as festas. Em janeiro, vamos avaliar se haverá uma paralisação", afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Dagmar Fochesato. 
No aeroporto de Guarulhos, funcionário de companhia aérea discute com representantes
de sindicato (Foto: Gustavo Petró/G1)
Mas os funcionários também estão seguindo uma decisão judicial. Na noite de quarta, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários continuem em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre 23 de dezembro e 2 de janeiro. Em caso de descumprimento da ordem, a multa diária seria de R$ 100 mil.
Insatisfeitos com a suspensão da greve, em Brasília, funcinários fizeram uma manifestação, por volta das 8h. O protesto causou lentidão no trânsito das vias de acesso ao aeroporto. O grupo percorreu o saguão do aeroporto, gritando palavras de ordem e pedindo reposição salarial e a “divisão” do lucro das companhias aéreas com os empregados. Em Guarulhos, sindicalistas discutiram com empregados de aéreas no início do dia.




0 comentários:

Postar um comentário